Em Outubro fiz um cursinho, que apesar de rápido, gratuito e à distância, me acrescentou muito conteúdo prático com relação á estratégia.
O GQVE - Gestão da Qualidade: Visão Estratégica é ministrado pelo Sebrae e o que mais gostei foram os incentivos dados ao longo do curso que me motivaram a encerrá-lo antes do prazo, além é claro, do conteúdo mencionado acima.
Recomendo o curso para quem deseja engatinhar no quesito estratégia empresarial, pois apesar de usar as ferramentas mais avançadas do mercado, a linguagem fácil e exemplos claros são indicados pra quem não tem muita intimidade com administração estratégica e tem interesse em aprender e aplicar.
Como os demais cursos promovidos do Sebrae, quem tiver interesse tem que ficar de olho nas próximas turmas que abrirão e fazer a inscrição dentro do prazo.
Vale à pena!!
GQVE - Gestão da Qualidade: Visão Estratégica
As "derrotas" fazem parte da vida e do caminho de quem busca algo
É, como as "derrotas" fazem parte da vida e do caminho de quem busca algo, contabilizei duas recentemente, que apesar de não me abaterem, me deixaram um pouquinho triste... :-(
Estava participando de duas seleções, uma do CEFET e outra da UFF, para os cursos de Educação Tecnológica e PIGEAD (Planejamento, implementação e gestão de Educação à Distãncia), respectivamente, sendo ambos para formação de quem deseja trabalhar com EAD.
Como essa é uma área na qual pretendo atuar no futuro, estava ansiosa pelo resultado, mas no fundo sabia que as chances eram poucas, pois não é uma prova e sim avaliação por títulos, no qual se previlegia quem já é professor.
Bom, eu conhecia os critérios, mas arrisquei assim mesmo, e... não me dei bem... mas valeu a experiência de participar do processo e ver o que preciso fazer para me enquadrar no perfil se quiser trilhar esse caminho.
É claro que esses não são os únicos cursos, mas dadas as condições (excelentes instituições, gratuidade e por ser a distância), meus olhinhos brilharam quando as inscrições abriram.
Desejo sorte aos que passaram e me aguardem nos próximos!!
Desistir JAMAIS!!
Coursera: An Introduction to Operations Management e Organizational Analysis
No dia 24/09 começou o curso "An Introdution to Operations Management", promovido pela University of Pennsylvania, ministrado pelo professor Christian Terwiesch e viabilizado pelo Coursera (postei em Agosto).
Tem gente do mundo toooodo!!! Pelas minhas contas, tem uns 2.000 alunos matriculados no primeiro curso e no segundo, deve ser a mesma coisa...
Bom, ainda não estou acompanhando tudo, pois o curso é em Inglês, e o meu Inglês, prefiro não comentar... rsrsrs.. Mas, estou confiante e como todo brasileiro (e brasileira), não desisto nunca!!
Estou animada com mais esse mega desafio!!
Redação acadêmica
Para quem, como eu, pretende fazer mestrado, doutorado e outros "ados", é de suma importância ter uma escrita correta e obediente aos padrões acadêmicos exigidos.
Estou me programando com relação ao tempo (e dinheiro, já que não é de graça), para realizar o curso, que é dado via Skype, uma vez por semana e abrange todo o conteúdo necessário.
www.escreveronline.com.br
Veja apresentação do curso:
- Estudantes de graduação e pós-graduação que querem aperfeiçoar a redação de textos acadêmicos.
- Novo Acordo Ortográfico
- Acentuação
- Pontuação
- Vícios de linguagem
- Coesão e coerência
- Metodologia de pesquisa
- Planejamento de texto
- As normas da ABNT
- Gêneros acadêmicos – resenha, artigo, monografia, painel, fichamento e seminário
- Erros mais comuns na redação acadêmica
1º dia de aula - Empreendedorismo & Inovação
No dia 1º de Setembro aconteceu a 1ª aula do curso de Empreendedorismo & Inovação (UFF).
A aula foi no Campus Grogoatá (Niterói), e adorei!
Foi muito legal conhecer pessoalmente os colegas com os quais irei interagir pelos próximos quase dois anos.
A Alessandra e a Renata (tutoras) foram muito atenciosas e receptivas e a coordenação do curso também esteve presente nos dando as boas vindas e mostrando o quanto somos importantes para a instituição. Foi muito calorosa a recepção.
No começo foi como toda aula... todo mundo com uma certa timidez e tal, mas a Alessandra conduziu muito bem e ao final já éramos colegas de classe e amigos, tendo como resultado a foto abaixo.
Boa sorte para todos nós!
Coursera - Cursos on line gratuitos em universidades americanas
Melhores Práticas na Gestão de Desempenho
Assisti ao Webcast promovido pela FNQ, no qual foram apresentados os resultados da edição brasileira de um estudo internacional e os principais comparativos com resultados da América do Norte e Europa.
Empresas estabelecidas em todo o Brasil foram convidadas para participar deste estudo, até então inédito no país, com o objetivo de identificar as práticas de gestão de desempenho.
Este estudo foi realizado pela MicroPower com empresas estabelecidas no Brasil no final do ano passado, em parceria com o I4CP (www.i4cp.com) e com apoio do sistema ABRH, da ABES, ABED e CMC, onde participaram 549 empresas, que tiveram os resultados comparados com os das pesquisas similares conduzidas pelo I4CP nos EUA e na Europa.
Interessante a abordagem sobre as 9 melhores práticas que resultaram do cruzamento de informações fornecidas na pesquisa com empresas de alta performance, que apresentam números expressivos de faturamento e quantidade de colaboradores.
Considerei de grande importância a comparação das empresas brasileiras com as dos EUA e Europa, onde ficam evidentes as diferenças e os motivos das diferenças, em particular com relação às questões trabalhistas, que no cenário brasileiro acabam dificultando determinadas formas financeiras de motivar a equipe.
O que mais me impressionou foi a constatação do quão importante é a medição, acompanhamento e sequência de ações para que se possa obter alta permance da equipe e consequentemente do resultado das empresas.
A palestra foi apresentada por Augusto Gaspar, Diretor - Professional Service, da Micro Power (augusto.gaspar@micropower.com.br), que a conduziu de forma agradável e estimulante, nos despertando interesse em aprofundar mais o conhecimento sobre o assunto.
Recomendo!! http://fnq.isat.com.br/Watch.aspx?p=225&iPos=
UFF: Empreendedorismo e Inovação
Produção acadêmica
Agradeço o apoio da Orientadora Kamila Massuqueto.
Análise e Planejamento Financeiro (SEBRAE)
Liderança em Alta Performance - Fundação Dom Cabral
Dando sequência à atualização profissional programada para 2012, assisti hoje à "palestra" de José Maria Gasalla, que na verdade discorre em uma entrevista quase despretenciosa com Cíntia Barbosa Rezende (FDC).
Gasalla nos diz que quanto maior o nível de liderança, maior deverá ser a competência em se relacionar. É claro que a competência técnica não é desprezada, mas a competência emocional é fator determinante para um liderança efetiva.
Interessante a colocação dele com relação à necessidade de constante revisão dos paradigmas e também sobre o desenvolvimento e aplicação da liderança com base na confiança e de como ela pode acabar com os maiores medos do homem, que se refletem na vida profissional e nos limita.
Gostei muito de quando ele diz que para sermos líderes inspiradores temos que ter consciência do outro e entender que o outro é diferente de você e que você precisa respeitar essa diferença.
Toda essa visão faz parte da mais novo modelo de gestão empresarial baseado na confiança (DPC - Direção por confiança), que surge em resposta aos desafios do mundo moderno, no qual a complexidade do cenário organizacional e o nível de incerteza crescem a cada dia.
Lamento apenas a qualidade do som que alternava de volume em diversos momentos, mas isso de forma alguma tira o brilho do palestrante. Recomendo!
http://videoteca.fdc.org.br/Videos/58
José Maria Gasalla é Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais, pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM). - Professor de Comportamento Organizacional do Esade, desde 2002. - Professor de Comportamento Organizacional da Universidade Autônoma de Madrid, 1975-2007. - Diretor do Programa Direção e Desenvolvimento de Pessoas do Esade.
Planejamento e Execução: as duas faces da mesma moeda - Workshop Endeavor
Assistir a workshops e palestras faz parte de minha agenda profissional de 2012, e como nem sempre posso estar presente nos eventos, seja por falta de tempo ou por sua localização geográfica, uso e abuso dos preciosos vídeos que são disponibilizados por instituições como Endeavor, FNQ, Fundação Dom Cabral e afins...
Hoje assisti ao workshop Planejamento e Execução: as duas faces da mesma moeda.
Yoshio Kawakami, passeia pelo tema e expõe com bastante clareza e competência sua experiência sobre o assunto. Fiquei ainda mais impressionada com o realismo como que ele retratou as iniciativas empreendedoras tanto em relação ao planejamento quanto a execução do que se é planejado.
É mais confortável recebermos essa dose realística com base na experiência do que o oba-oba frequentemente dispensado.
Saber que não é fácil, que pode dar errado e que se precisa ter um plano B, por exemplo, são dicas essenciais para se alcançar o sucesso. E ele fala sobre tudo isso de forma coerente e animadora.
Yoshio Kawakami é presidente da Volvo Construction Equipment para America Latina, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção e compartilha sua experiência sobre o que representa a principal razão para o fracasso das empresas - a má execução de um planejamento.
Recomendo o vídeo, claro!
Fundamentos da Gestão de Custos - FGV On Line
Que delícia de vitória.. Tá certo que é uma micro vitória, mas não deixa de ser...rsrs
Conclui hoje, dentro de meu cronograma, o curso Fundamentos da Gestão de Custos - FGV On Line.
Como sou Contadora o conteúdo não foi exatamente uma surpresa, mas vale à pena rever conceitos e mais ainda ser aprovada com 100% de acertos na primeira tentativa: VITÓRIA!
Recomendo o curso e abro um parêntese para o finalzinho do material, que a exemplo do anterior (BSC), traz um conteúdo cultural de imenso valor (cinema, literatura e pintura), abordando temas relacionados ao restante do curso. Muito interessante. Ponto para a FGV que sempre surpreende!
Gestão de Estratégia - BSC/Fundação Bradesco
Buscando consolidar os conhecimentos e já que estava com conceitos bem "frescos" visto que finalizei ontem o curso do FGV On Line, havia planejado e consegui concluir o curso Gestão de Estratégia - BSC, ministrado pela Fundação Bradesco.
O curso tem a duração de 33 Horas, mas terminou em prazo inferior. Tinha me programado para fazer uma hora por dia e iria levar mais de 1 mês para terminá-lo, mas como o assunto não é novo para mim, foi de fácil entendimento e finalizei em 1 dia!
O interessante é que poderei antecipar os outros cursos que havia programado para fazer quando esse terminasse e assim será possível antecipar minhas metas.
À propósito, BSC discute basicamente metas, controle, acompanhamento, gerenciamento. Foi o curso ideal para o início de 2012, cujos conceitos já estou aplicando em meus projetos.
Recomendo o curso e o mesmo poderá ser acessado em http://www.ev.org.br/
BSC/FGV On Line
A primeira meta definida para 2012 foi alcançada... Conclui o Curso BSC da FGV Online!
O curso tem a duração de 5h, é feito pela Internet e é gratuito.
Valeu à pena o agendamento que fiz e que mencionei no post anterior, pois apesar de não tê-lo concluído na data planejada, consegui acompanhar e não esquecer, fato frequente em cursos não presenciais, que requerem maior disciplina, pois o fato de estarem acessíveis a qualquer momento, acaba fazendo com que percamos o controle e o acompanhamento necessário.
O conteúdo do curso é excelente e eu recomendo sem ressalvas, pois nos dá uma boa noção dessa poderosa ferramenta de gestão e que, claro, pretendo por em prática o quando antes.
Para quem tiver interesse nesse e em outros cursos, o link é: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Ano Novo... Velhos planos... Novas perspectivas!
O ano começou e eu lancei mão de minha "listinha" com metas ambiciosas para meu desenvolvimento profissional.
Não abro mão de que o planejamento e o acompanhamento sejam as melhores formas de atingir aos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Com base nisso, reprogramei minhas atividades relacionando tudo o que ficou pendente em 2011 e o que pretendo para 2012 e o resultado na parte profissional foi uma agenda lotada de cursos (+ de 600h) até o final do ano.
Continuei usando o Google Agenda para me auxiliar (já uso desde 2009), pois posso acessá-lo de qualquer lugar e sou avisada por e-mail do que está agendado.
Bom, acho essa uma dica importante para quem pretende sair da zona de conforto e ir à luta.
É essencial ter metas, datas e acompanhar se está ocorrendo de acordo com o esperado. Imprescindível também ir ajustando as atividades e reavaliando ao longo dos meses.
Confesso que quando listei tudo o que queriam me assustei..rsrsrs.. Mas deu pra ter uma noção exata de que não dá pra perder tempo e de que é possível distribuindo ao longo do ano, definindo as prioridades, pois só assim serei capaz de cumprir e não terminar o ano com a sensação de incompetência.
Desejo sorte, saúde e sucesso a todos!
Determinação SEMPRE!