Dando sequência à atualização profissional programada para 2012, assisti hoje à "palestra" de José Maria Gasalla, que na verdade discorre em uma entrevista quase despretenciosa com Cíntia Barbosa Rezende (FDC).
Gasalla nos diz que quanto maior o nível de liderança, maior deverá ser a competência em se relacionar. É claro que a competência técnica não é desprezada, mas a competência emocional é fator determinante para um liderança efetiva.
Interessante a colocação dele com relação à necessidade de constante revisão dos paradigmas e também sobre o desenvolvimento e aplicação da liderança com base na confiança e de como ela pode acabar com os maiores medos do homem, que se refletem na vida profissional e nos limita.
Gostei muito de quando ele diz que para sermos líderes inspiradores temos que ter consciência do outro e entender que o outro é diferente de você e que você precisa respeitar essa diferença.
Toda essa visão faz parte da mais novo modelo de gestão empresarial baseado na confiança (DPC - Direção por confiança), que surge em resposta aos desafios do mundo moderno, no qual a complexidade do cenário organizacional e o nível de incerteza crescem a cada dia.
Lamento apenas a qualidade do som que alternava de volume em diversos momentos, mas isso de forma alguma tira o brilho do palestrante. Recomendo!
http://videoteca.fdc.org.br/Videos/58