Análise e Planejamento Financeiro (SEBRAE)
Liderança em Alta Performance - Fundação Dom Cabral
Dando sequência à atualização profissional programada para 2012, assisti hoje à "palestra" de José Maria Gasalla, que na verdade discorre em uma entrevista quase despretenciosa com Cíntia Barbosa Rezende (FDC).
Gasalla nos diz que quanto maior o nível de liderança, maior deverá ser a competência em se relacionar. É claro que a competência técnica não é desprezada, mas a competência emocional é fator determinante para um liderança efetiva.
Interessante a colocação dele com relação à necessidade de constante revisão dos paradigmas e também sobre o desenvolvimento e aplicação da liderança com base na confiança e de como ela pode acabar com os maiores medos do homem, que se refletem na vida profissional e nos limita.
Gostei muito de quando ele diz que para sermos líderes inspiradores temos que ter consciência do outro e entender que o outro é diferente de você e que você precisa respeitar essa diferença.
Toda essa visão faz parte da mais novo modelo de gestão empresarial baseado na confiança (DPC - Direção por confiança), que surge em resposta aos desafios do mundo moderno, no qual a complexidade do cenário organizacional e o nível de incerteza crescem a cada dia.
Lamento apenas a qualidade do som que alternava de volume em diversos momentos, mas isso de forma alguma tira o brilho do palestrante. Recomendo!
http://videoteca.fdc.org.br/Videos/58
José Maria Gasalla é Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais, pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM). - Professor de Comportamento Organizacional do Esade, desde 2002. - Professor de Comportamento Organizacional da Universidade Autônoma de Madrid, 1975-2007. - Diretor do Programa Direção e Desenvolvimento de Pessoas do Esade.
Planejamento e Execução: as duas faces da mesma moeda - Workshop Endeavor
Assistir a workshops e palestras faz parte de minha agenda profissional de 2012, e como nem sempre posso estar presente nos eventos, seja por falta de tempo ou por sua localização geográfica, uso e abuso dos preciosos vídeos que são disponibilizados por instituições como Endeavor, FNQ, Fundação Dom Cabral e afins...
Hoje assisti ao workshop Planejamento e Execução: as duas faces da mesma moeda.
Yoshio Kawakami, passeia pelo tema e expõe com bastante clareza e competência sua experiência sobre o assunto. Fiquei ainda mais impressionada com o realismo como que ele retratou as iniciativas empreendedoras tanto em relação ao planejamento quanto a execução do que se é planejado.
É mais confortável recebermos essa dose realística com base na experiência do que o oba-oba frequentemente dispensado.
Saber que não é fácil, que pode dar errado e que se precisa ter um plano B, por exemplo, são dicas essenciais para se alcançar o sucesso. E ele fala sobre tudo isso de forma coerente e animadora.
Yoshio Kawakami é presidente da Volvo Construction Equipment para America Latina, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção e compartilha sua experiência sobre o que representa a principal razão para o fracasso das empresas - a má execução de um planejamento.
Recomendo o vídeo, claro!
Fundamentos da Gestão de Custos - FGV On Line
Que delícia de vitória.. Tá certo que é uma micro vitória, mas não deixa de ser...rsrs
Conclui hoje, dentro de meu cronograma, o curso Fundamentos da Gestão de Custos - FGV On Line.
Como sou Contadora o conteúdo não foi exatamente uma surpresa, mas vale à pena rever conceitos e mais ainda ser aprovada com 100% de acertos na primeira tentativa: VITÓRIA!
Recomendo o curso e abro um parêntese para o finalzinho do material, que a exemplo do anterior (BSC), traz um conteúdo cultural de imenso valor (cinema, literatura e pintura), abordando temas relacionados ao restante do curso. Muito interessante. Ponto para a FGV que sempre surpreende!
Gestão de Estratégia - BSC/Fundação Bradesco
Buscando consolidar os conhecimentos e já que estava com conceitos bem "frescos" visto que finalizei ontem o curso do FGV On Line, havia planejado e consegui concluir o curso Gestão de Estratégia - BSC, ministrado pela Fundação Bradesco.
O curso tem a duração de 33 Horas, mas terminou em prazo inferior. Tinha me programado para fazer uma hora por dia e iria levar mais de 1 mês para terminá-lo, mas como o assunto não é novo para mim, foi de fácil entendimento e finalizei em 1 dia!
O interessante é que poderei antecipar os outros cursos que havia programado para fazer quando esse terminasse e assim será possível antecipar minhas metas.
À propósito, BSC discute basicamente metas, controle, acompanhamento, gerenciamento. Foi o curso ideal para o início de 2012, cujos conceitos já estou aplicando em meus projetos.
Recomendo o curso e o mesmo poderá ser acessado em http://www.ev.org.br/
BSC/FGV On Line
A primeira meta definida para 2012 foi alcançada... Conclui o Curso BSC da FGV Online!
O curso tem a duração de 5h, é feito pela Internet e é gratuito.
Valeu à pena o agendamento que fiz e que mencionei no post anterior, pois apesar de não tê-lo concluído na data planejada, consegui acompanhar e não esquecer, fato frequente em cursos não presenciais, que requerem maior disciplina, pois o fato de estarem acessíveis a qualquer momento, acaba fazendo com que percamos o controle e o acompanhamento necessário.
O conteúdo do curso é excelente e eu recomendo sem ressalvas, pois nos dá uma boa noção dessa poderosa ferramenta de gestão e que, claro, pretendo por em prática o quando antes.
Para quem tiver interesse nesse e em outros cursos, o link é: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Ano Novo... Velhos planos... Novas perspectivas!
O ano começou e eu lancei mão de minha "listinha" com metas ambiciosas para meu desenvolvimento profissional.
Não abro mão de que o planejamento e o acompanhamento sejam as melhores formas de atingir aos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Com base nisso, reprogramei minhas atividades relacionando tudo o que ficou pendente em 2011 e o que pretendo para 2012 e o resultado na parte profissional foi uma agenda lotada de cursos (+ de 600h) até o final do ano.
Continuei usando o Google Agenda para me auxiliar (já uso desde 2009), pois posso acessá-lo de qualquer lugar e sou avisada por e-mail do que está agendado.
Bom, acho essa uma dica importante para quem pretende sair da zona de conforto e ir à luta.
É essencial ter metas, datas e acompanhar se está ocorrendo de acordo com o esperado. Imprescindível também ir ajustando as atividades e reavaliando ao longo dos meses.
Confesso que quando listei tudo o que queriam me assustei..rsrsrs.. Mas deu pra ter uma noção exata de que não dá pra perder tempo e de que é possível distribuindo ao longo do ano, definindo as prioridades, pois só assim serei capaz de cumprir e não terminar o ano com a sensação de incompetência.
Desejo sorte, saúde e sucesso a todos!
Determinação SEMPRE!